terça-feira, 6 de março de 2012

Cuidados com a camurça: Como limpar sapatos de camurça?


Tendo em vista que a camurça é a mais nova sensação dos calçados neste outono-inverno, separamos algumas dicas para manter seu calçado sempre belo. Confira:


A camurça é usada muito em sapatos, casacos e carteiras, seja em homem ou mulher. No entanto, deve ter-se um cuidado especial na sua manutenção. Ou seja estes devem ser guardados, num local seco, sem umidade e de preferência devem ser utilizados em alturas de tempo seco. 

A chuva estraga a camurça, bem como a umidade não é aconselhada. Assim no caso dos sapatos não se devem usar com chuva. Para a sua limpeza é conveniente ter-se em casa sempre uma escova de cerdas de nylon e de aço. Depende do objecto que se quer limpar. Há quem opte por levar as suas peças de camurça à lavandaria para serem limpas a seco. No entanto fica bastante caro o que nem todos podem pagar. Deste modo pode limpar-se em casa e obter bons resultados.

Há quem use para limpar as manchas das camurças uma mistura de vinagre e água. Usa-se um pano umedecido com esta mistura, até a mancha desaparecer. O vinagre evapora com facilidade não causando incomodo. Pode adquirir-se também uma escova própria para camurça e um produto rejuvenescedor que existe á venda nas sapatarias ou nos sapateiros. Há ainda quem use um spray de cor para cada cor. Aplica-se em sapatos, casacos e malas. Pode disfarçar qualquer mancha e o objecto em questão fica como novo. Quando os sapatos têm pó e lama deve passar-se uma escova úmida e secar com o ar quente do secador. 

No caso de gorduras, o melhor é usar uma esponja de aço ou uma lixa fina. Fricciona-se até a gordura sair. Não se deve nunca usar tira manchas na camurça. Assim para quem gosta de ter objectos de camurça deve ter sempre á mão uma escova, esponja ou um spray próprio, bem como uma lima fina e um apagador de borracha. 
Algumas pessoas utilizam o condicionar e escova de dentes como ferramentas para limpar os sapatos de camurça, quem faz garante que funciona.

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/utilidades-domesticas/info/como-limpar-camurca/#ixzz1oNWj2tla

6 comentários:

  1. Tenho duas boas sugestões também:
    Condicionador e agua (bem pouco dos dois), para camurças escuras. Fazendo uma mistura com os produtos e hidratando a camurça, da a ela um aspecto novo.
    E borracha de lápis, para camurças claras. Da para apagar os riscos e manchas mais superficiais.

    ResponderExcluir
  2. comprei um lindo sapato de camurça vermelho , passei um pano umido e achei q saiu um pouco a cor , não quero q ele fique esbranquiçado .. obrigado pelas dicas vão me servir para cuidar dos meus belos sapatos .

    lavei um outro q eu tenho com o lado amarelo da bucha e sabão de coco, sempre passando a mão no sapato pra ficar com os pelinhos do lado mais claro , deu certo ficou com aparencia de novo .mais o vermelho não tenho coragem de lavar .

    ResponderExcluir
  3. Olá Liz, também estou c medo de estragar meus lindos sapatos vermelhos. Logo no primeiro uso, o estrago já foi grande. Acho q vou testar essa dica do condicionador.

    ResponderExcluir
  4. boa tarde eu comprei uns sapatos de camurça vermelhos e gostava de saber como tirar a sujidade sem sair a cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tipo de sujeira... Mas recomendo que use uma escovinha sem nenhum tipo de produto de limpeza, nem mesmo água. Passe a escova em todo o sapato e verá como ele fica limpinho. Se estiver com manchas veja o post acima e siga as dicas.
      Espero ter ajudado. Bjos!

      Excluir
  5. Olá! Comprei um sapato de camurça amarelo, só que uma camurça mais grossa. Fui em uma festa, e encheu de barro, pois é! kkk tentei tirar com agua, sabão, condicionador, enfim, saiu mas ficaram várias manchas, então passei a borracha branca escolar, até que deu uma leve melhorada, maaas as machas ainda continuam e já faz um bom tempo. O que posso fazer? :////

    ResponderExcluir