quarta-feira, 7 de setembro de 2011

CONSERVE SEU SAPATO

Sabemos que os sapatos que tanto gostamos estão cada vez mais bonitos e confortáveis, porém estão tmbém ficando cada vez mais caros.Por isso devemos tomar medidas para concervá-los bonitos por mais tempo. Pesquisando sobre o assunto vi a matéria do texto a seguir no portal de notícias G1, confira:

Para conservar os sapatos, há algumas soluções fáceis e caseiras. A limpeza das botas precisa ser feita duas vezes por mês. Você pode usar uma escova com cerdas duras ou um pano seco. O sapateiro Gilberto Arriba dá a dica e afirma que o hidratante que se usa no corpo funciona muito bem para dar brilho ao couro. “Você vai perceber que o creme hidrata e dá vida ao couro. Ele ajuda o não ressecamento, dando uma vida útil maior a ele”, diz.

Nos dias de chuva, se o couro ou a pelica molharem, deve-se deixar o sapato secar naturalmente. Se for couro claro, a instrução é outra. “A própria chuva mancha. Você precisa umedecer a peça por igual e deixar secar naturalmente. Nunca coloque ao sol, porque pode danificar o produto”, indica Gilberto.

O mesmo vale para a camurça e para o nobuck, dois tipos de couro que, durante a fabricação, são lixados. “O ideal é sempre usar escova com cerdas duras, que acabam uniformizando o material danificado. Uma dica caseira é usar lixa de unha”, explica o sapateiro.

Para não ter que passar por essa trabalheira toda, quando estiver chovendo prefira os sapatos de verniz ou sintéticos. Eles são impermeáveis e não dão tanto trabalho se ficarem molhados. Com eles, é só usar um pano seco e usar uma receita caseira para dar brilho: óleo de cozinha.

Tão importante quanto a limpeza, é a forma de guardar os calçados. “Nunca guardar em sacos plásticos. Uma dica boa é se for guardar em caixa, fazer furos. Outra dica boa é usar sacos de TNT, que conserva bem o couro.  Nas botas, para manter a forma, você pode usar jornal ou garrafa pet. Se guardar dobrada, quando for usar na próxima estação, ela estará com o couro marcado", diz o sapateiro.

Siga as dicas e tenha aquele sapato que você mais gosta bonito por um tempo prolongado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário