quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como conservar as botas para o próximo inverno



A primavera é época de abrir os armários e trocar os sapatos fechados e quentes por opções mais leves. As botas que fizeram sucesso no inverno retornam ao guarda-roupa esperando pela próxima estação, mas para que elas estejam intactas no ano seguinte são necessários alguns cuidados. 
O modo de armazenagem e alguns critérios de limpeza são imprescindíveis para manter os calçados com aspecto conservado e original por mais tempo, segundo a Consultora de Moda da Rede de Lojas Omar Calçados, Andrea Holzkamp “para acompanhar as novas tendências não basta somente substituir os pares de sapatos por outros novos. Muitas vezes as botas do inverno passado continuam na moda no próximo ano”. 
Antes de guardá-las a limpeza é essencial, visto estão constantemente expostas a poeira do ambiente externo e ao suor dos pés. 
O solado é área de principal acumulação de resíduos e pode ser limpo com um pano molhado ou, se necessário, uma escova de cerdas grossas. O restante do calçado pode ser limpo com pano limpo e seco. 
Alguns materiais como sintéticos, verniz e couro podem apresentar manchas em sua superfície, “nesses casos o processo de limpeza pode ser feito por meio de um pano úmido e completamente limpo”, diz Andrea. Ainda segundo ela produtos de limpeza não devem ser utilizados, pois se corre o risco de causar mais danos ao material. Em superfícies de camurça as manchas podem ser removidas através de escovas de cerdas duras. Usar lixas, pedra-pomes ou borracha-crepe podem trazer bons resultados como também negativos, “é preciso saber utilizar esses produtos visto que podem criar espaços na camurça ou modificar sua cor”, revela a consultora. 
A limpeza da parte interna pode ser realizada de duas maneiras. Para as botas pouco usadas, somente a exposição em ambiente arejado já é o bastante. Para aquelas usadas constantemente é necessário limpar a parte interna com um pano úmido e posteriormente deixá-las ao ar livre até estarem completamente secas, a fim de evitar mofo ou cheiro desagradável. 
Em botas de cano alto também é necessário preocupar-se quanto sua forma. Para que elas não se deformem, a parte interna pode ser preenchida com papel amassado, segundo Andrea “é o mesmo procedimento de quando elas ainda estão nas lojas. O papel e a caixa podem ser reutilizados para guardar o novo par em casa”. 
Na hora de organizá-las dentro do armário, é bom separar cada par em uma embalagem. Caixas de papelão podem ser utilizadas como também sacos de TNT. Porém embalagens flexíveis não devem ser empilhadas, visto que o peso pode danificar o formado e a superfície da bota.  
Existem também outras maneiras de guardá-las em casa. “O modo de guardar tanto a bota como os demais calçados depende do objetivo de cada um. Algumas pessoas preferem visualizar cada par e para isso utilizam caixas transparentes, que podem ser compradas em lojas específicas. Outras preferem separar os calçados por tipo e em prateleiras”, relata Andrea.  
Para ela independente do tipo de armazenagem, todas exigem cuidado, “se guardadas em caixas depois de certo período elas devem ser retiradas e expostas a sombra. Se deixadas em prateleiras, a poeira deve ser removida constantemente”, finaliza.




Fonte: Julia Cristina Nascimento – Comunicare Agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário